O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que brasileiro poderá contratar crédito de 30 a 35 anos e saber quanto vai pagar durante o período

Atualmente, a Caixa oferece linhas de crédito corrigidas pela Taxa Referencial ou pelo IPCA(foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Atualmente, a Caixa oferece linhas de crédito corrigidas pela Taxa Referencial ou pelo IPCA (foto: Fernando Frazão/Agência Brasil) 

A Caixa Econômica Federal pretende lançar em março uma nova modalidade de financiamento da casa própria. No novo modelo, o juro a ser cobrado será prefixado. “Você vai poder contratar crédito de 30 a 35 anos e saber quanto vai pagar nesse período”, disse, nesta quinta-feira (2/1), o presidente do banco, Pedro Guimarães.

Atualmente, a Caixa disponibiliza dois modelos de linhas de crédito: uma corrigida pela Taxa Referencial (TR) e outra pelo índice oficial de inflação, o IPCA, inovação feita pelo banco.
“Vale lembrar que, quando a Caixa lançou, há alguns meses, criticava-se muito, mas hoje 16 bancos oferecem crédito imobiliário pelo IPCA”, ressaltou. Por isso, Guimarães espera que, com a terceira opção, a migração entre linhas de crédito imobiliário se multipliquem.
O anúncio da nova linha de crédito foi feito depois de Guimarães se reunir com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto. Na ocasião, ele também adiantou que a Caixa deve anunciar um lucro recorde referente a 2019 e a continuidade da devolução de recursos ao Tesouro Nacional, como forma de pagamento da dívida que tem com a União, de R$ 40,2 bilhões.
FONTE: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2020/01/02/internas_economia,817882/caixa-tera-nova-forma-de-financiamento-da-casa-propria-com-juro-prefi.shtml